Tecnologia a serviço do meio ambiente
06-07-2017
Tecnologia a serviço do meio ambiente
O Despoluir traz duas informações positivas que agregam tanto para a causa ambiental do projeto como para sua perpetuação.
A primeira delas é a possibilidade da assinatura, ainda neste ano, de uma parceria entre o Despoluir e o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK, na sigla em alemão) que visa trabalhar em ações de monitoramento on-line de CO2 (Gás Carbônico) emitido por caminhões e ônibus). A instituição é uma das 67 inseridas na Sociedade Fraunhofer, entidade alemã com quase 70 anos, e considerada a mais importante da Europa na área de pesquisa cientÃfica.
Esse será um salto em tecnologia e aprimoramento no Despoluir, que em 2017 completa 10 anos de atuação no Paraná. Em seu portfólio o programa já realizou aproximadamente 2 milhões de aferições de veÃculos em todo o Brasil, com 17 mil empresas e 20 mil autônomos atendidos.
Com o advento da Indústria 4.0, os veÃculos já estão saindo das fábricas cada vez mais sofisticados, a tendência, a médio prazo, é que não seja mais possÃvel realizar a medição da opacidade dos gases de escapamento. Por isso, a importância de fechar convênios desta magnitude.
Treinamentos
Outra boa notÃcia é a assinatura de acordo que mudará o patamar dos cursos ofertados pelo sistema SEST SENAT no que diz respeito a capacitação ambiental. Com isso, a oferta de cursos com certificação internacional voltados à promoção e à qualificação para eficiência energética no setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros do paÃs terá um leque maior.
As novas qualificações terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de frotas e gestão de combustÃvel. Isto porque dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostram, por exemplo, que somente o treinamento de motoristas de caminhão pode gerar 12% ou mais de economia de diesel. O gasto com combustÃvel representa cerca de 30% a 40% do custo operacional do transporte rodoviário de cargas. A proposta é trabalhar para a construção de um Programa Nacional de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário, que estimule as empresas a adotarem medidas para reduzir o consumo de diesel, principal insumo do setor.
O acordo em questão foi assinado entre a CNT, SEST SENAT, o Natural Resources Canada– NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o International Council on Clean Transportation – ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo) no final do mês de maio.