Duplicação da BR-290/RS é retomada

07-06-2017
Duplicação da BR-290/RS é retomada O DNIT retomou as obras de duplicação da BR-290/RS, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O empreendimento tem de 115,7 quilômetros de extensão e está dividido em quatro lotes construtivos. O investimento inicial é de R$ 583 milhões. O prazo de conclusão de todo o empreendimento é de cerca de 1.230 dias. O Lote 2, localizado entre os km 142 e km 172 da rodovia, será o primeiro a remobilizar sua equipe e retomar os trabalhos. Durante este mês de agosto, o consórcio responsável pelo Lote 4, também irá executar os serviços entre os km 199,3 ao km 228. Já os lotes 1 (do km 112,3 ao km 142) e 3 (do km 172 ao 199) aguardam licenças da Fundação Nacional do Ãndio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para iniciarem a duplicação. Lote 01 Segmento - km 112,3 - km 142 Extensão – 29,7 km Melhorias: Interseção BR 290/BR 116 (km 112,3) – Duplicação Viaduto; Rótula de Acesso a Guaíba City (km 112,1); Interseção BR 290/RS 401 (km 130,5) – Viaduto sobre a BR 290; Ponte sobre o Arroio Divisa (km133,4); Retornos nos km113,4, km116,5, km129,3, km135,8 e no km141,3. Lote 02 Segmento - km 142 – km 172,08 Extensão – 30,08 km Melhorias: Acesso a Via Municipal de Eldorado do Sul (km 142,3); Viaduto transversal (km 144,1); Viaduto e Acesso Bairro Parque Eldorado (km 145,1); Viaduto transversal (acesso à UFRGS) (km 146,7); Ponte sobre o Arroio Calombos A (km 148,5); Ponte sobre o Arroio Calombos B (km 148,7); Acesso à Mina (km 149,7); Ponte sobre o Arroio dos Ratos A (km 150,2); Ponte sobre o Arroio dos Ratos B (km 150,3); Ponte sobre o Arroio dos Ratos C (km 150,5); Ponte sobre o Arroio dos Ratos D (km 150,6); Viaduto de Acesso a Arroio dos Ratos (km 151,6); Viaduto de Acesso ao Distrito Industrial (km 153,2); Retorno Tipo em Nível (km 157); Entr. RST-470 (km 162,1) (Acesso a Barão do Triunfo); Retorno Tipo em Nível (km 167,3); Acesso a Mineradora Copelmi (km 168,5); Acesso a Fagundes Engenharia e Mineração (km 171,3). Lote 03 Segmento - km 172 – km 199,03 Extensão – 27,03 km Melhorias: Acesso principal à Butiá, Martinzinho – Implantação de Viaduto (km 174,2); Passagem Inferior de acesso secundário à Butiá, Vila Charrua e Julieta (km 176,2); Passagem Inferior de acesso a Copelmi Mineração (km 178,5); Passagem Inferior (travessia exclusiva) Mina de Carvão (km 180); Passagem Inferior de acesso a Minas do Leão (km 183); Retornos operacionais nos km 180,5, km181,7, km185,8, km192,3, km195,8 e km198,3; Passarelas nos km 175,7, km 182,3, km 182,7; Ponte Sobre o arroio Taquara (km 182,3); Ponte sobre o Rio Francisquinho (km 193).] Lote 04 Segmento - km 199,3 – km 228 Extensão – 28,7 km Melhorias: Retorno Tipo em Nível (km 201,3) (deslocado do km 202,3 para melhorar a visibilidade e diminuir o impacto ambiental); Retorno Tipo em Nível (km 205,7); Ponte sobre o Rio Capivari (km 207,5) Rótula de acesso à Fundação GAIA com retorno para os dois fluxos de tráfego e novo Posto da Polícia Rodoviária Federal (km 211,4); Viaduto sobre a BR 290/RS e Trevo completo de acesso à RSC 471 (km 214,1); Viaduto longitudinal sobre rótula (km 215,6); Passarela (km 216,2); Retorno desencontrado para os dois fluxos de tráfego e acesso ao Centro de Remates (km 217,9 e km 218,6); Retorno Tipo Em Nível (km 220,3); Ponte sobre o Rio Tabatingai (km 222,6); Acesso à Vila Batinga (km 223,2) – Retorno parcial destinado ao fluxo direito Porto Alegre – Uruguaiana; Retorno Tipo em Nível (km 226,7).