Appa orienta motoristas para correta limpeza das carrocerias
07-06-2017
Appa orienta motoristas para correta limpeza das carrocerias
Neste mês de junho, em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está reforçando as orientações e campanhas de educação ambiental voltadas aos caminhoneiros que transitam na área portuária. O objetivo é evitar a poluição de ruas e avenidas da cidade com resÃduos de carga, especialmente no perÃodo de chuvas que gera um acúmulo de resÃduos.
Outra orientação repassada pelas equipes de técnicos da Appa é para que os caminhões que descarregam fertilizantes ou outros granéis passem por uma higienização para evitar que os resÃduos caiam em áreas públicas.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que os Portos do Paraná têm campanhas permanentes, voltadas aos motoristas de caminhões, sobre educação no trânsito e respeito ao meio ambiente.
“Orientamos terminais e transportadoras para que os caminhões que descarregam grãos e carregam fertilizante em Paranaguá corrijam vazamentos que facilitem o derramamento de produtos nas ruas e façam a limpeza de forma corretaâ€, explica Dividino.
Nesta quarta-feira (22), o tema também foi abordado no Workshop de Gestão Ambiental Portuária, realizado pela Appa para promover o aprimoramento dos programas ambientais realizados pelas empresas que operam nos portos.
O Porto de Paranaguá recebe em média 800 veÃculos todos os dias. Em contrapartida, pelo Pátio de Triagem de Caminhões passam cerca de 2,5 mil caminhões diariamente.
RESÃDUOS - Desde 2013, o porto conta com um Plano de Gerenciamento de ResÃduos Sólidos, que inclui a distribuição de caçambas para a separação correta dos resÃduos e a varrição diária das vias de acesso, ruas e avenidas no entorno da área portuária, no cais do Porto e nos terminais portuários.
As varrições das vias para coleta de material que cai dos caminhões acontecem 24 horas por dia. Em média, são varridas 361 toneladas de resÃduos orgânicos por mês. Em 2015, foram coletadas 3.307 toneladas de resÃduos de varrição.
Além da varrição e destinação correta dos resÃduos orgânicos, o Porto de Paranaguá possui 60 pontos de coleta seletiva para materiais recicláveis. Ao todo, foram instaladas mais de 100 caçambas. Estes pontos são monitorados por setor, desde o cais, avenida portuária, pátio de triagem até os prédios administrativos.
Com menos resÃduos orgânicos espalhados pelas ruas, a população de pombos também caiu drasticamente.